quarta-feira, 21 de setembro de 2011

15 Curiosidades do Paraguai (Caio)

1.   O nome do país é derivado da palavra guarani paraguái, que significa "de um grande rio". O "grande rio" é o rio Paraguai, que divide o pais em duas regiões, Region Oriental e Region Occidental (ou Chaco).
2.   Sua capital, Assunção, chamada de “Mãe das Cidades” era o ponto de partida de onde os espanhóis saiam em busca de outras terras e para fundar novos povoados.
3.   Embora esteja entre as nações menos desenvolvidas do continente, o Paraguai é rico em atrações culturais, históricas e, especialmente, naturais.
4.   É o único país do mundo que tem emblemas diferentes nas duas faces da bandeira. De um lado, uma estrela amarela de cinco pontas e do outro o Selo do Tesouro do Paraguai.
5.   São duas as línguas oficiais; o espanhol e o guarani.
6.    O Paraguai tornou-se independente em 1811 e desde então, já passou por períodos de guerras (duas), ditaduras, transição democrática e regimes constitucionais.
7.   A Usina de Itaipu, construída no rio Paraná, no trecho de fronteira entre Brasil e Paraguai, é a maior usina hidrelétrica do mundo. A altura da barragem principal é de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.
8.   O estilo de música típico do Paraguai é a “guarania”. A canção Paraguaia mais famosa de todos os tempos é “Recuerdos de Ypacaraí”, criada pelo compositor paraguaio Demétrio Ortiz, com versos da poetisa argentina Zulema de Mirkin, em 1953.
9.   O artesanato paraguaio é um dos pontos fortes do comercio local e também uma característica cultural muito importante para o país.
10. Nas olimpíadas de 2004 na Grécia, o Paraguai conseguiu sua primeira medalha olímpica em 108 anos dos modernos Jogos Olímpicos. A prata foi obtida pela seleção paraguaia de futebol.
11. A cozinha paraguaia mescla carne de gado, ovina, caprina e carnes silvestres com produtos vegetais como a mandioca, o milho, o choclo (milho), a batata e a abóbora.
12. O Chipa é um biscoito tradicional, seus ingredientes são polvilho, óleo vegetal ou azeite de oliva, queijo ralado, ovos e sal. Após pronta a massa, os chipas são confeccionados sempre em forma de ''ferradura''.
13. Um dos pratos mais conhecidos é a “Sopa Paraguaya”, que não é uma sopa, e sim uma torta feita com milho, fubá, manteiga, cebola e queijo ralado grosso.
14. A bebida típica do país é o “tereré”, que nada mais é do que o mate consumido com água fria, e que também é apreciado no Brasil.
15. Como o consumo de carne bovina é imenso no país, tudo se aproveita, desde o couro na confecção de artesanato típico como na confecção da guampa, que é feita com base no chifre de boi e no qual se toma o tereré.

0 comentários:

Postar um comentário