Este blog foi criado pelos alunos: Artur Neves, Herbert Barreto, Caio Vinícius, Morgan Laudelino, Marcelo José, Marcos Raphael, João Pedro, Breno Alexandre e Marcos Vinicius sob a orientação do professor de Geografia: Drd. Jailton de Jesus Costa.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
População do Suriname ( Marcos Raphael )
A composição étnica e cultural da população do Suriname é marcada pela diversidade e complexidade. São vários grupos de diferentes origens, sendo:
- Indianos e paquistaneses – 37%
- Eurafricanos – 31%
- Javaneses (indonésios)- 15%
- Afro-americanos – 10%
- Ameríndios – 3%
- Chineses – 2%
- Outros – 2%
A população do país é de aproximadamente 470.784 habitantes (Julho 2007). Desses, cerca de 10% são brasileiros, a maioria ilegais. Metade da população vive em regiões urbanas, principalmente na capital, Paramaribo.
Embora o idioma oficial seja o holandês, são faladas outras línguas como o javanês, o hindi, o crioulo, o francês e o inglês. Alguns dialetos são muito utilizados no Suriname, preservando-se as línguas dos povos de origem americana, como os seguintes: como o arauque, aucano (n’Djuga) e o saramacano.
O crescimento da população foi de 1, 103% (2007). Cada mulher tem, em média, 2,03 filhos. A taxa de mortalidade infantil no país é de 20, 11 crianças a cada 1000 nascimentos. A expectativa de vida no Suriname é de 71 anos para os homens e 76 anos para as mulheres.
Com tamanha diversidade de culturas, são várias as religiões no país. Cerca de 44% da população são cristãos, sendo 23% são protestantes e 21% católicos, 26% são hinduístas, 19% são muçulmanos e 9% ou são judeus ou realizam outros cultos da tradição dos ameríndios.
A utilização do mercúrio nos garimpos clandestinos de ouro preocupa os profissionais de saúde do país. A contaminação por mercúrio pode atingir a população através da ingestão de peixes. A malária é comum entre a população.
A migração de cidadãos naturais do Suriname é muito grande, tendo como principal destino os Estados Unidos.
O sistema educacional do Suriname, herança deixada pelos holandeses, tem boa qualidade. O analfabetismo no país foi de 5,8% em 2000.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário