O território paraguaio, por completo, é parte integrante da Bacia Platina, composta pelos rios Paraguai e Paraná. Seu relevo é formado basicamente, em sua maioria, por planícies situadas na Região Ocidental, e apenas na Região Oriental aparecem planaltos pouco elevados, que, fora do Brasil, são estruturalmente ligados ao Planalto Brasileiro.
O rio Paraguai, que cruza o país ao meio na direção norte-sul, divide o território em duas grandes regiões praticamente distintas: a Região Oriental, onde mora a maioria dos habitantes do país; e a Região Ocidental, também conhecida como Chaco, uma planíciebaixa (altitude máxima de 100 m) coberta por pântanos e densas florestas de arbustos, praticamente desabitada e que se eleva imperceptivelmente a partir da margem ocidental do rio Paraguaiaté o Altiplano Boliviano. A grande planície, que ocupa também o sudeste da Bolívia e o nordeste da Argentina, constitui dois terços do território do Paraguai. Na margem oriental do rio Paraguai, o terreno eleva-se com poucos declives e é constituído por um relevoondulado com colinas, florestas tropicais e pastagens férteis, onde as principais elevações são as serras de Amambay e Mbacarayú, que alcançam 700m de altitude acima do nível do mar. Na região sul-oriental, o terreno torna a descer, dirigindo-se ao vale do rio Paraná, que em alguns pontos banha os dois lados do Planalto do Paraná, o que favoreceu a instalação construtiva de represas e usinas hidrelétricas.
Este blog foi criado pelos alunos: Artur Neves, Herbert Barreto, Caio Vinícius, Morgan Laudelino, Marcelo José, Marcos Raphael, João Pedro, Breno Alexandre e Marcos Vinicius sob a orientação do professor de Geografia: Drd. Jailton de Jesus Costa.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário