sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Culínaria no Chile ( Marcos Raphael )

Alfajor Chileno

A comida típica chilena caracteriza-se por um aproveitamento dons da terra e do mar. Assim, tal como noutras culturas da América central e do sul, também no Chile o milho é rei, sendo um dos pratos mais conhecidos o Pastel de Choclo (milho). 


Também as Cazuelas (caçarolas) de carne ou de aves, e as Parrillas (muito conhecidas na Argentina), mais especificamente o Asado Chileno à la Parrilla, são populares no Chile. 

A extensa costa marítima chilena permite que os pratos de peixe sejam ricos e variados, sendo de salientar a Albacora ou Corvina a la mantequilla, o Congrio Frito, os Mariscales, etc. Integrada já na culinária internacional encontra-se a Empanada Chilena, que pode ser frita ou assada, recheada com carne e cebola ou com queijo e mariscos. Mas a gastronomia chilena é tão rica como diversa em termos de regiões, senão vejamos: a culinária patagónica é marcada pelo uso de cordeiro e Ostiones, no norte a preferência é pelos Cebiches e as Papas a la Huancaina, de origem peruana. 

No Centro-Sul, dominam as carnes sob todas as formas e para todos os gostos.

Tambem tem um doce muito tradicional o alfajor, tem na Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países Ibero-americanos. O doce é composto de duas ou três camadas de massa e com recheio de doce de leite.

0 comentários:

Postar um comentário