sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Geografia do Chile ( Marcos Raphael )


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Chile, encerrado entre a cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, é uma faixa de terra de 4.200 quilômetros de longitude com um promédio de menos de 200 quilômetros de largura.
Abrange uma superfície do tamanho da França e tem uma grande variedade de paisagens: cumes andinos, vulcães coroados de neve, vales, desertos, fiordos, glaciares, lagos e praias.
A finais do sçeculo XIX foi só quando alcançou Chile seus limites atuais, a exrtenderse desde a cidade de Arica, no norte, até o Cabo de Hornos, no sul. Além disso, possui as Ilhas de Rapanui (Ilha de Páscoa) e Juan Fernández no Pacífico. Limita-se ao norte pelo Peru, ao sul pelo Polo, ao leste pela Bolívia e ao oeste com o Oceano Pacífico.
A terra firme tem divisões geográficas bem definidas. No norte, o grande Deserto de Atacama a extenderse 1.000 quilômetros desde a fronteira peruana até o centro do Chile. Mais para o sul, desde as imediações de Copiapó, o deserto cede ante sobrais e bosques, qie tornam-se mais entupidos na media que aproxima-se o centro e as chuvas aumentam. Nesta zona de transição fica Santiago, a capital, com quase um terço da população total do país. Nesta região se encontra o primeiro porto do Chile, Valparaíso. O vale central é a principal zona granjeira do país, ideal para hortas, vinhedos, o cultivo de cereais e a criação de gado.
O vale central do Chile começa na cidade de San Felipe. Esta zona fértil contêm perto do 70% da população total do país. Nesta região encontra-se Santiago, a capital, com quase um terço da população do país, e Valparaíso, o primeiro porto do Chile. O vale central é a principal zona granjeira do país, ideal para as hortas, os vinhedos e a criação de gado.
Mais para o sul aparece a chamada região do Bio Bio, a grande fronteira chilena de antanho, o lar dos indígenas mapuches e hoje zona de cereais e pastos. Embora seja acima de tudo uma zona rural, a maior parte da população mora nos centros urbanos, destacando Temuco e Concepción.
Para o sul do rio Toltén encontra-se o magnífico Distrito dos Lagos, maravilhosa paisagem de lagos e vulcões ativos coroados de neve. Ao sul de Porto Montt encontra-se o 30% do território chileno, povoado por pequena por centagem da população. A zona tem canais, lagos, ilhas e montanhas, com pradarias onde floresce grande indústria ovina. É terra de chuvas, tormentas e duros invernos. A maior ilha do Chile, Chiloé, alberga bosques entupidos e numerosas granjas pequenas.
Mais para o sul, a costa da Patagónia Chilena, um belo labirinto de fiordos onde grandes glaciares resvalam montanha abaixo para se prepcipitar no mar. A cidade mais meridional do país, Punta Arenas, fica no Estreito de Magallanes. Na margem contrária está a Terra do Fogo, dividida entre Chile e Argentina, onde as principais indústrias são a extração do petróleo e a criação de ovinos. A Ilha de Navarino, separada da Terra do Fogo pelo Canal de Beagle, alberga Puerto Williams, o assentamento permanente mais meridional do mundo. O famoso Cabo de Hornos fica em uma das ermas ilhas mais para o sul.

FLORA E FAUNA

Os desertos do norte do Chile e as estepas de grande altitude, as imensas montanhas, os bosques antárticos e a extensa costa marítima possuim uma fauna e flora particulares, não familiar para a maioria dos visitantes, pelo menos aos do hemisfério norte. Para proteger estes entornos, a Corporação Florestal do Chile (CONAF) administra um amplo sistema de Parques Nacionais.
Para muitos, os Parques Nacionais do Chile são uma das principais razões para visitar o país. Um dos primeiros Parques Nacionales da Hispano América, de meados de 1920, foi o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales no Distrito dos Lagos. Desde então o Estado tem criado muitos outros Parques e Reservas, administradas por CONAF, a maioria na Região Andina, mas não exclusivamente. Os parques mais importantes são so seguintes: Parque Nacional Lauca, Parque Nacional Pan de Azúcar, Parque Nacional de Rapa Nui, Parque Nacional Volcán Isluga, Bosque Fray Jorge, Arquípelago de Juan Fernández, Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, Parque Nacional Queulat

0 comentários:

Postar um comentário