segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Culinária do Suriname ( Marcos Raphael )

Satay de frango , comida javanesa  (parecido com o famoso espetinho de "gato")
A comida típica do país é baseada na mistura de receitas das Índias, dos crioulos e dos chineses. O prato do cotidiano são os warungs, feitos com arroz e macarrão frito, receita de origem javanesa.

A cozinha do Suriname consiste numa mistura de diferentes variedades de vegetais que crescem em clima tropical, com a cozinha tradicional de diferentes grupos étnicos.


A comida mais econômica são os warungs, uma receita javanesa que inclui macarrão frito e arroz.

Peixe é uma importante fonte de alimento. Uma espécie interessante de peixe é o Kwi-Kwi, servido com curry.

Alguns exemplos de comidas típicas do Suriname, dividas por família étnica.


Cozinha Javanesa :


Sopa Saoto – sopa escura a base de frango, com repolho, batatas fritas e ovo cozido. Arroz ou pasta podem ser servidos numa tigela separada e ser comidos com a sopa.

Bami – Pasta tipo espaguete misturada com um molho escuro, adicionado a frango frito e um pouco de pimenta (sambal)


Loempia – Este aperitivo se parece com um rolinho americano mas é maior e recheado com vegetais e carne.


Satay – Espetinho de frango, carne ou camarão. É servido com molho apimentado de amendoim.


India Oriental:

Roti

Roti – Esta refeição consiste num pão chato redondo (tipo sírio), cortado em pedaços e usado para comer a mistura de frango ao curry, batatas e repolho. Um Roti normalmente é comido com as mãos.

Cozinha Crioula:


Pom – Pomtajer é uma raiz da família das casavas. Tritura-se a raiz, que é então misturada ao frango frito e depois leva-se ao forno. Serve-se com arroz. Muito popular em ocasiões especiais, é bastante típica do Suriname.

Bruine bonen – Feijões (marrom) – este prato consiste em ferver-se os feijões e adicionar frango frito. É servido como uma sopa sobre o arroz.


Pinda soep – Sopa de Amendoim – Sopa a base de amendoins moídos, adiciona-se carne ou frango.


Bebidas típicas:


Uma bebida típica numa refeição será uma bebida leve – um Sap. Sap é um xarope encorpado de frutas. É feito com um pouco do xarope e água. É comum em Paramaribo comprar-se um copo com gelo picado e bastante Sap. É muito resfrescante, principalmente sob o sol forte.


Cerveja também é bastante popular no Suriname. Existe uma cerveja local chamada "Parbo", fermentada a partir do arroz. Cerveja pode ser consumida em quase qualquer lugar no Suriname e não existe limite de idade. Um lugar comum para se consumir uma cerveja é o Cinema.

0 comentários:

Postar um comentário