quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cultura da Bolívia ( Marcos Raphael )

Nataniel Aguierre

 

Gastronomia

Na Bolívia é típica a comida andina o que se traduz em pratos a base de batata. Uma famosa é a Empanada Boliviana de Calco, com cebola, pimenta, ervilha, batata e ovos. Também se pode provar Aji de Lengua (uma espécie de carne com malagueta), um assado de Porco ou um Coelho Guisado. Para a sobremesa uma boa pedida é a gelatina de vinho tinto.

 

Literatura

Como sucede em outros países Ibero-americanos, ficou muito pouco dos lugares, ritos e tradições bolivianas que só se conservam em parte, graças à tradição oral. Assim existe pouca literatura moderna e as poucas que existem trata da temática indígena. Na época colonial se destacaram as temáticas referentes a geografia, história, costumes, leis ou relatos de Potosí assim como também cantos religiosos.

Entre os personagens mais relevantes da literatura boliviana, temos que destacar os seguintes nomes:

- Ricardo Jaimes Freyre (1868-1933). Nasceu em uma família famosa no mundo das letras. Seu pai era Julio Lucas Jaime, destacado jornalista e cronista do século XIX. Sua mãe foi a destacada escritora peruana Carolina Freyre, quem dirigiu uma revista feminina da época. Artista original, criador de uma forma própria de escrever, fundou junto a Rubén Dario a revista da América em Buenos Aires, publicação que estabeleceu o principio do Modernismo americano. Entre suas obras destaque para: La hija de Jefté e Los sueños son vida.

- Alcides Arguedas (1879-1946). Desencantado com a situação que vivia seu país, lutou pela regeneração da Bolívia através de sua obra e analisando a historia boliviana. Um dos seus livros mais relevantes é a Raza de Bronce, uma das manifestações mais importantes da narrativa indianista hispano-americana.

- Nataniel Aguirre (1843-1888). Uma das figuras destacada da literatura boliviana. Uma verdadeiro escritor de novelas históricas. Entre suas obras mais lidas: Juan de la Rosa e Biografia de Simon Bolívar.

 

Cultura

A população indígena soube preservar suas tradições na vestimenta, na língua e no estilo de vida. O país apresenta uma enorme influencia indígena em todas suas variantes culturais. Na serra e no Altiplano predominam edifícios e igrejas decoradas com uma forte presença de motivos incaicos, além da flora e fauna locais. Na escultura e na pintura são numerosos os retábulos barrocos do período colonial, assim como pinturas autoctonias de enorme ingenuidade. Alguns dos pintores mais destacados nascidos a finais do século XIX são o paisagista Arturo Borda e o indianista Cecilio Guzmán de Rojas. Do século XX destaque para a escultora Marina Nuñez del Prado e os pintores Enrique Arnal e Alfredo Laplaca.

 

Meios de Comunicação

Os principais jornais bolivianos sao:El Diário, Presencia, La Razón e La Prensa.

 

Arquitetura

No território boliviano os edifícios construidos depois da conquista espanhola apresentam umas características que distinguem-os dos restantes do vice- reinado. A tradição artística indígena aparece na rica decoração que cobre o exterior dos edifícios, baseada en motivos tirados da flora e fauna. Este estilo está claramente marcado em Potosí no Templo da Companhia de Jesus, obra de índio Sebastião da Cruz.

 

Escultura e Pintura

Da época colonial existem numerosos retábulos caprichosamente realizados, mas também conservam-se muitas pinturas e talhas de tipo popular. O século XX trouxe à Bolívia diversas tendências modernistas e particularmente a "indianista" originária do México. Como representantes desta linha cabe destacar, o pintor Cecílio Guzmão de Rojas e a pintora Maria Núñez de Prado.

 

Música e Dança

A tradição boliviana conjuga influências na música e dança pré-inca, espanhola, amazônica e inclusive a africana. As diferentes zonas de paisagens produzem distintos tipos de músicas, o frio dos Andes contrasta com o colorido que provocam as terras temperadas de Tarija.

Os instrumentos feitos a mão dos índios produzem sons únicos, que tem sido introduzidos na música européia pela riqueza sonora. Entre os instrumentos típicos da Bolívia encontra-se o charango, similar ao bandolim, o violinho chapaco, a zamponha, baxão e quena, espécies de flautas, instrumentos de vento como a tarka e o sikuri, o erke, a cana e a camachenha da zona de Tarija. 

Entre os instrumentos de percussão estão a huancara e a caixa.

As danças pré-hispânicas tinham suas origens na necessidade de expressar-se. Eram bailes de celebração de guerra, fertilidade, caça, trabalho, bodas, etc. Com a chegada do espanhóis e os escravos africanos estas influências entraram em plena fusão. A dança tradicional boliviana é a "cueca". Outras danças populares são o auqui-auqui ou o huayño.

No sul é famoso o festival de dança conhecido como chapaqueada, ou bailes como a roda. Entre os bailes folclóricos temos o macheteiro. No norte baila-se o carnaval e o taquirari Beniano. Durante o Carnaval dança-se na Diablada de Oruro bailes de origem africana como a morenada ou os negritos. Os Lhameros, incas, tobas, são expressões destas antigas culturas. Potosí e A Paz são lugares de origem do caporal e o tinku.

0 comentários:

Postar um comentário